A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, adiou o lançamento da Starship nesta segunda-feira (17). A nave é a mais poderosa da história, segundo a companhia. A janela para o lançamento era das 9h (horário de Brasília) às 11h30 desta segunda (17).
Durante uma transmissão ao vivo nos minutos finais da contagem regressiva, a empresa espacial informou o cancelamento do voo no intervalo de pelo menos dois dias. Esta seria a primeira vez que a nave faria um voo com sua configuração completa. Entretanto, a companhia citou um problema de pressurização no propulsor do foguete de estágio inferior.
Elon Musk twittou: "Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que ela comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje".
A pressurant valve appears to be frozen, so unless it starts operating soon, no launch today
— Elon Musk (@elonmusk) April 17, 2023
A missão começaria na base de lançamentos em Boca Chica, no sul do Texas, e iria terminar no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí. A missão não tem tripulantes.
A expectativa era de que o voo durasse 1h30. Segundo a SpaceX, no futuro, a Starship poderá levar até 100 pessoas ao espaço em cada viagem realizada. Além disso, o veículo foi escolhido pela companhia para levar astronautas de volta à Lua em 2025.
O voo desta segunda serviria como um experimento para as futuras viagens da nave à Lua e a Marte. O veículo, quando precisar ser reutilizado, conseguirá transportar até 150 toneladas, enquanto quando puder se descartado após a missão, será capaz de 250.
Road to Starship's first integrated flight test → https://t.co/gOrrujHxMO pic.twitter.com/pK7TgFuzRN
— SpaceX (@SpaceX) April 17, 2023