O embaixador do Brasil no território palestino da Cisjordânia, Alessandro Candeas, declarou que a partida dos 34 brasileiros da Faixa de Gaza não acontecerá nesta sexta-feira, 10, como inicialmente previsto. Na avaliação do embaixador, o deslocamento dos brasileiros pela fronteira do Egito deve ocorrer neste sábado, 11.
"É o que espero todo dia", disse ele.
O adiamento da saída dos brasileiros se deve à fila de ambulâncias com feridos no posto de controle da passagem de Rafah, situado na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Essa é a única saída terrestre de Gaza que não leva a Israel.
Dessa forma, o grupo precisou retornar aos alojamentos nas cidades de Khan Younis e Rafah, ambas localizadas na região sul de Gaza.
Pessoas cruzaram a fronteira
O embaixador também mencionou que cinco pessoas cruzaram a fronteira nesta sexta. Ele informou ainda que "dezenas ficaram retidas no norte de Gaza."
"[Há] notícias de forte presença militar israelense e combates ao redor de hospitais, o que impede ou dificulta a saída de ambulâncias, sempre em coordenação com Israel e a Cruz / Crescente Vermelho", declarou.
Candeas afirmou que, caso as ambulâncias cruzem a fronteira neste sábado, mais pessoas de diferentes nacionalidades poderão deixar o território, incluindo os brasileiros.
"Estamos todos mobilizados. Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos em poucos minutos todos de novo para lá", completou.