Epidemiologista é eleita presidente da Constituinte do Chile

María Elisa Quinteros tem 40 anos de idade

6 jan 2022 - 14h17
(atualizado às 15h05)

A epidemiologista María Elisa Quinteros, de 40 anos, foi eleita na noite desta quarta-feira (5) como presidente da Assembleia Constituinte do Chile pelos próximos seis meses.

María Elisa Quinteros vai comandar Assembleia Constituinte em sua reta final
María Elisa Quinteros vai comandar Assembleia Constituinte em sua reta final
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Representante da nova geração da política chilena, Quinteros recebeu 78 votos dos 155 possíveis, apenas um a mais do que a maioria mínima necessária, após oito votações em que nenhum candidato conseguira apoio suficiente.

Publicidade

A deputada constituinte representa o movimento independente Assembleia Popular pela Dignidade e substitui a indígena mapuche Elisa Loncón, que presidiu o órgão em seu primeiro semestre de atividade.

Quinteros vai coordenar os debates para a elaboração da nova Constituição do Chile, que substituirá a Carta Magna herdada da ditadura militar de Augusto Pinochet.

Dominada por políticos independentes de esquerda, a Constituinte conta com o apoio do presidente eleito Gabriel Boric, 35 anos, e terminará seus trabalhos em 2022. O texto resultante desse processo será submetido a referendo.

"Agradeço pela confiança que me entregaram para concluir de forma bem sucedida esse processo que é de todos os chilenos", declarou Quinteros.

Publicidade

A reforma da Constituição chilena é resultado das manifestações populares de outubro de 2019, que tiveram como estopim um aumento no preço das passagens de metrô na capital Santiago. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações