O Equador vai implementar um apagão nacional para manutenção do sistema elétrico do país durante a noite de quarta-feira, das 22h no horário local até as 6h de quinta-feira, informou o governo em um comunicado neste domingo. O período corresponde ao intervalo entre 0h e 8h de quinta-feira no Brasil.
A medida tem como objetivo a "manutenção preventiva" no Sistema Nacional de Transmissão e na rede de distribuição de energia, disse o comunicado. O trabalho na área de transmissão custará cerca de 1,19 milhão de dólares, enquanto a manutenção na distribuição custará cerca de 1 milhão de dólares.
O corte de energia ocorre no momento em que o Equador enfrenta uma grave seca que está afetando as represas hidrelétricas, que fornecem a maior parte da energia do país.
"Este cronograma foi escolhido com senso de responsabilidade, com o objetivo de não afetar a vida cotidiana dos equatorianos e a produtividade do país", disse o comunicado, emitido pelo gabinete do presidente Daniel Noboa.
A administração de Noboa já ordenou cortes de energia em períodos de escassez.
Em junho, autoridades atribuíram a interrupção do fornecimento em todo o país a linhas de transmissão defeituosas e à manutenção insuficiente.