Especialistas de direitos humanos da ONU chamam perdão de Fujimori de "tapa na cara"

28 dez 2017 - 13h50
(atualizado às 14h38)

O perdão concedido pelo presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, a seu antecessor, Alberto Fujimori, é um chocante "tapa na cara" para vítimas de abusos de direitos humanos e um grande revés para o Estado de Direito, disse um grupo de especialistas da ONU nesta quinta-feira.

Em foto de arquivo, ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, deixa hospital após exames em Lima, Peru
31/03/2016 REUTERS/Janine Costa
Em foto de arquivo, ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, deixa hospital após exames em Lima, Peru 31/03/2016 REUTERS/Janine Costa
Foto: Reuters

"Um perdão humanitário foi concedido a alguém condenado por sérios crimes após um julgamento justo, cuja culpa não está sob qualquer dúvida e que não atende os requerimentos legais para um perdão", disseram em comunicado.

Publicidade

O comunicado foi emitido pelo grupo de trabalho da ONU para desaparecimentos forçados e por Agnès Callamard e Pablo deGreiff, relatores especiais da ONU para execuções extrajudiciais e para a promoção da verdade, justiça e compensação.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se