Acusado de planejar e executar atentado de Boston se declara inocente

Dzhokhar Tsarnaev compareceu à primeira audiência de seu julgamento pelo atentado que matou três pessoas e feriu mais de 200 em 15 de abril de 2013

10 jul 2013 - 16h51
(atualizado em 4/12/2013 às 15h30)
<p>Foto de Dzhokhar Tsarnaev divulgada pelo FBI</p>
Foto de Dzhokhar Tsarnaev divulgada pelo FBI
Foto: FBI / Reuters

O acusado de cometer um ataque a bomba contra a Maratona de Boston Dzhokhar Tsarnaev declarou-se inocente de ter colocado bombas caseiras na linha de chegada da corrida, junto com seu irmão, no dia 15 de abril, um crime que poderá levar à pena de morte. O ataque a bomba matou três pessoas, feriu 264 e é considerado o pior em solo norte-americano desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

Publicidade

A aparição de Tsarnaev foi a primeira vez que ele foi visto em público desde a sua prisão, em 19 de abril. O jovem de 19 anos de etnia chechena falou claramente no tribunal, respondendo repetidamente que "não era culpado" das acusações de assassinato com bombas caseiras feitas em panela de pressão. Ele esteve no tribunal nesta quarta-feira vestido com um macacão laranja da prisão, com cabelo longo e desgrenhado e o braço esquerdo engessado.

Ele olhava ao redor da sala do tribunal, observando os promotores enquanto eles falavam e, ocasionalmente, olhando atrás para os sobreviventes do ataque e familiares das vítimas. O maior desafio para a advogada de Tsarnaev, a defensora pública Miriam Conrad, será evitar a pena de morte, segundo observadores.

Tsarnaev e seu irmão mais velho, Tamerlan, de 26 anos, também são acusados de matar uma quarta pessoa, um policial, três dias depois do atentado, quando se preparavam para fugir de Boston. Tamerlan Tsarnaev morreu em um tiroteio com a polícia, depois de matar o policial. Dzhokhar foi encontrado depois, gravemente ferido, escondido em um barco próximo a uma casa.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se