Bombeiros combatem incêndios florestais no sul da Califórnia

8 dez 2017 - 10h07
(atualizado às 10h37)

Bombeiros combatiam vários incêndios florestais intensos que se alastraram pelo densamente povoado sul da Califórnia atiçados pelo vento no início desta sexta-feira, destruindo ao menos 500 estruturas e obrigando 190 mil pessoas a deixarem suas casas nos últimos cinco dias.

Bombeiro trabalha para apagar incêndio florestal na Califórnia, Estados Unidos 07/12/2017  REUTERS/Mike Blake
Bombeiro trabalha para apagar incêndio florestal na Califórnia, Estados Unidos 07/12/2017 REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters

Mais de 5.700 bombeiros de toda a região da Califórnia trabalham para deter a propagação de seis grandes incêndios florestais e outros menores que irromperam desde segunda-feira, de Los Angeles até o litoral do Pacífico e o condado de Santa Barbara, instigados por ventos da região de Santa Ana que rumam para o oeste.

Publicidade

Bombeiros e helicópteros lançaram cargas de água e retardante de fogo sobre as chamas em um panorama infernal de montanhas em combustão e paredes de fumaça enquanto o fogo saltava sobre rodovias e trilhos de ferrovia e queimava fileiras de casas.

Os incêndios ferozes forçaram a retirada de cerca de 190 mil pessoas e ameaçavam 23 mil moradias no final de quinta-feira, disse o Departamento Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire, na sigla em inglês) no Twitter. 

Homem resgata coelho de incêndio na Califórnia
Video Player

O distrito unificado de escolas de Los Angeles, que tem mais de 640 mil alunos e é o segundo maior dos Estados Unidos, disse ter fechado mais de um quarto de suas quase 1.100 escolas pelo segundo dia nesta sexta-feira. A Universidade da Califórnia em Santa Barbara também cancelou as aulas nesta sexta-feira.

O Incêndio Thomas, no noroeste de Los Angeles, já aumentou de 38.850 para 46.540 hectares e destruiu 439 estruturas, disseram autoridades. Mais de 2.600 bombeiros de lugares distantes como Portland, Oregon e Nevada estão enfrentando as chamas, que só estão 5 por cento contidas.

Publicidade

Ao norte de San Diego, o chamado Incêndio Lilac aumentou para 1.659 hectares em poucas horas na quinta-feira, informou o Cal Fire, levando o governador do Estado, Jerry Brown, a declarar um estado de emergência no condado de San Diego.

O fogo destruiu 20 estruturas e provocou retiradas e interdições de estradas. Tanques de propano localizados debaixo de várias casas explodiram devido ao calor, soando como bombas, de acordo com um fotógrafo da Reuters presente no local.

No enclave à beira-mar de Faria Beach, situado entre as montanhas em chamas e o Oceano Pacífico ao nordeste de Ventura, o fogo se espalhava pelas colinas.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações