O Serviço Secreto dos Estados Unidos evacuou parcialmente nesta sexta-feira a Casa Branca depois que um intruso pulou a cerca de proteção e se aproximou da residência oficial logo após o presidente americano, Barack Obama, ter deixado o recinto, informou a imprensa local.
Obama tinha decolado dos jardins da residência oficial minutos antes no helicóptero presidencial com destino a Camp David, no estado de Maryland, para passar o fim de semana junto com suas duas filhas, Malia e Sasha.
Pouco depois da saída do presidente, os jornalistas que estavam na sala de imprensa e parte do pessoal da Casa Branca receberam a ordem de evacuação, que foi suspensa aproximadamente meia hora mais tarde (às 21h15 de Brasília) quando o Serviço Secreto conseguiu deter o intruso.
O Serviço Secreto identificou o indivíduo como Omar J. González, de 42 anos e residente no Texas. O homem não estava armado e, após o incidente, foi transferido a um hospital da capital com uma forte dor no peito.
González conseguiu contornar o amplo dispositivo de segurança que rodeia a Casa Branca na entrada da Avenida Pensilvânia, uma rua que nesse trecho está cortada ao tráfego e protegida por vários carros de polícia e vários agentes.
No entanto, o detido saltou a cerca, correu atravessando todo o jardim e conseguiu chegar ao Pórtico Norte antes que pudesse ser alcançado pelos agentes, como pode observar-se em um vídeo gravado por um cidadão que presenciou a cena e a divulgou nas redes sociais.
A segurança da Casa Branca entrou em alerta em várias ocasiões anteriores por indivíduos que tentaram pular a cerca do jardim ou que lançaram objetos através dela, mas uma evacuação parcial como a de hoje e a distância que o intruso conseguiu chegar é algo menos frequente.
Na semana passada, no dia do 13º aniversário dos atentados de 11/9, um indivíduo disfarçado do personagem "Pokémon" conseguiu pular uma das cercas da residência oficial e foi interceptado quase que imediatamente após colocar seus pés no jardim.