O jornalista e comentarista da Globonews André Trigueiro analisou a vitória de Donald Trump nesta quarta-feira, 6. De acordo com ele, o retorno do republicado é um retrocesso para a crise climática. O candidato foi eleito presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6, após conquistar uma quantidade suficiente de votos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“A palavra retrocesso define bem, do ponto de vista climático e ambiental, o retorno de um negacionista à Casa Branca. Com o agravante de um parlamento que lhe será certamente subserviente [...] com uma Suprema Corte igualmente afinada com Donald Trump. É o combo perfeito do retrocesso”, detalhou.
Ele explicou ainda que a régua que temos é a gestão passada de Trump e a campanha eleitoral. “Ele, como vocês já disseram, enfatizou isso na campanha, voltará a subsidiar e estimular ao máximo a produção de combustíveis fósseis que elevam as emissões de gases de estufa, que agravam o aquecimento global e os eventos climáticos extremos”, destacou.
“A palavra retrocesso define bem - do ponto de vista climático e ambiental - o retorno de um negacionista à Casa Branca, com o agravante de um Parlamento que lhe será certamente subserviente (...), e com uma Suprema Corte igualmente afinada com Donald Trump”, diz @andretrig … pic.twitter.com/QE5AGqoVPT
— GloboNews (@GloboNews) November 6, 2024
Eleições nos EUA
Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos depois de atingir a maioria dos votos do colégio eleitoral e caminha também para atingir uma votação superior a do partido democrata nos votos populares, algo que não ocorria com um candidato republicado há 20 anos.
A confirmação foi dada por volta das 7h30 desta quarta-feira, 6, por projeção da Associated Press (AP).