Joe Biden e Donald Trump subirão ao palco, juntos, pela primeira vez em quatro anos, nesta quinta-feira, 27, para o primeiro debate do ciclo eleitoral norte-americano. O debate começa às 22h (horário de Brasília) e terá 90 minutos de duração.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
É a primeira vez que um debate presidencial norte-americano é realizado em junho; geralmente ocorrem entre setembro e outubro. O confronto, organizado pela emissor norte-americana CNN, será moderado pelos jornalistas Jake Tapper e Dana Bash.
Ataques esperados
A campanha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou nesta quinta-feira um novo site atacando a agenda de Donald Trump. O site critica o Projeto 2025, conjunto de iniciativas conservadoras administrado pelo Heritage Foundation.
Segundo o site, "o Projeto 2025 é o plano dos aliados republicanos de Donald Trump para dar a Trump mais poder sobre a sua vida diária, destruir os freios e contrapesos democráticos e consolidar o poder no Salão Oval se ele vencer". Entre os pontos destacados estão: a eliminação da liberdade reprodutiva em todo o país e o uso da Presidência para fins pessoais.
Já a campanha de Trump deve atacar a idade do presidente de Joe Biden, de 81 anos, alvo de especulações há meses de que não estaria em boas condições para seguir governando. A equipe do empresário divulgou novos anúncios onde ele questiona os eleitores se Biden “aguentaria mais quatro anos” e levanta a possibilidade da vice-presidente, Kamala Harris, assumir a Presidência.
Trump também deve abordar temas como inflação, imigração ilegal e aumento do crime em alguns Estados.
Como Biden e Trump se preparam?
Nos dias que antecederam o debate, os candidatos adotaram estratégias de preparação diferentes. Biden foi para Camp David, casa de campo da Presidência norte-americana, onde treinou os temas que a campanha espera enfatizar durante o debate.
Trump, por outro lado, iniciou a campanha no sábado, 22, com comícios em Washington e na Filadélfia, onde questionou o público sobre se deveria ser “duro e desagradável” ou “agradável e calmo” com Biden no debate.
*Com informações da CNN Brasil e do Politico.