6 coisas que você talvez não saiba sobre Donald Trump

8 nov 2016 - 09h48
(atualizado às 10h14)
Donald Trump se define com um 'gênio dos negócios' e promete o mesmo sucesso para os EUA, se eleito presidente
Donald Trump se define com um 'gênio dos negócios' e promete o mesmo sucesso para os EUA, se eleito presidente
Foto: Getty Images

Depois de mais de um ano de campanha, os dois candidatos à Casa Branca foram expostos ao público e submetidos à avaliação de legiões de analistas. Mesmo assim, ainda há alguns aspectos da vida deles que são pouco conhecidos.

Conheça seis curiosidades sobre o republicano Donald Trump.

Publicidade

1. Nada de bebida alcoólica

Durante um ano de campanha, os candidatos à presidência são constantemente avaliados e observados de perto pelos eleitores
Foto: Getty Images

Trump se envolveu em vários escândalos, mas ninguém pode atribuir seu comportamento à influência do álcool. Ele é abstêmio.

Em entrevista à revista americana People, o republicano contou que não bebe desde 1981, após a morte do irmão Fred, aos 41 anos, vítima de alcoolismo.

2. Mania de limpeza

O empresário milionário é obcecado por limpeza e detesta germes, o que pode se tornar um estorvo para alguém que tem de apertar milhares de mãos durante a campanha eleitoral.

Calcula-se que, em média, o presidente dos EUA aperte mais de 60 mil mãos por ano.

Publicidade

O jornal The Washington Post reproduziu um texto escrito por Trump em um dos seus livros, em 1997: "apertar mãos é uma das maldições americanas… Por acaso sou obcecado em ter as mãos limpas. Me sinto muito melhor depois que lavo as mãos, coisa que faço com a maior frequência possível".

3. Colégio militar

Em 2000, Trump tentou sair candidato à Presidência por um partido pequeno
Foto: Getty Images

Uma acusação frequente feita sobre Trump é a de que ele não tem disciplina.

Mas na juventude ele foi mandado pelo pai para um colégio militar.

Aos 13 anos, entrou no Colégio Militar de Nova York, onde se formou em 1964.

Continuou os estudos na Universidade de Fordham e, depois, fez mestrado em administração de empresas na prestigiosa Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Os críticos, no entanto, afirmam que não foi graças aos estudos que Trump progrediu tão rapidamente no mundo dos negócios, mas devido à ajuda financeira que recebeu do pai, um bem-sucedido empresário do setor imobiliário, que lhe emprestou vários milhões de dólares.

Publicidade

De todo modo, o fato de ter sido interno em uma escola militar não parece ter mudado o temperamento de Trump, homem mais acostumado a dar ordens do que a recebê-las.

4. Cenário de filme do 'Batman'

A Trump Tower, em Manhattan, é o quartel-general do milionário empresário e aparece em um dos filmes do 'Batman'
Foto: Magnum Photos / BBC News Brasil

O gosto de Trump pelo luxo não é segredo.

E muitos dizem que seu estilo de vida é o de um astro de cinema.

Seu principal endereço, a Trump Tower de Manhattan, no coração de Nova York, serviu de cenário para a empresa do milionário Bruce Wayne, no filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012.

Trump sempre foi muito ligado ao mundo dos espetáculos, especialmente depois do seu sucesso no reality O Aprendiz.

Mas boa parte de Hollywood, que tradicionalmente se alinha com uma tendência política liberal, fez oposição ao milionário.

Publicidade

5. Jogo de tabuleiro

Poucos candidatos à presidência geraram tanta controvérsia quanto Trump
Foto: Getty Images

Em 1988, o candidato republicano lançou o jogo Trump, the game em que os competidores têm que construir seu próprio império, levando os adversários à falência.

Trump costuma gabar-se do talento para negócios.

Ele se define como um "gênio dos negócios" e garante que sua capacidade na indústria privada vai produzir êxitos semelhantes para o país, se for eleito.

Mas os críticos destacam que várias empresas de Trump enfrentaram dificuldades financeiras e tiveram que recorrer à lei de falências dos EUA.

6. Participação na campanha presidencial de 2000

Donald Trump já sonhava com a Presidência dos EUA há muito tempo.

Segundo o site americano especializado em política The Hill, em 1999 ele anunciou que tentaria a candidatura pelo inexpressivo Partido Reformista.

Trump chegou a liderar as primárias do partido na Califórnia, mas pouco depois abandonou a disputa e voltou aos negócios.

Publicidade
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações