Em comício de Donald Trump em Gastonia, cidade na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, um apoiador se destacou por estar fantasiado de lixo em ironia a uma fala polêmica do atual presidente Joe Biden. “Eu estou usando a minha fantasia ‘Lixo por Trump’. Joe Biden disse que todos os eleitores de Trump são lixo. Estou aqui”, disse à reportagem do Terra, que acompanha as eleições no país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A fala em questão é referente a uma resposta que o presidente deu a declarações racistas feitas pelo comediante Tony Hinchcliffe em um comício de Trump. O comediante chamou o território americano de Porto Rico de “ilha flutuante de lixo”.
Biden, então, disse em vídeo, na noite de terça-feira, 29: “O único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele. A demonização dos latinos é inaceitável e antiamericana”.
Essa foi a transcrição feita no momento, mas, depois foi atualizada pelo escritório de imprensa da Casa Branca, que mudou o termo “apoiadores” para “apoiador”. Foi argumentando que, na realidade, Biden estava criticando o comediante e não os americanos que apoiam Trump. As informações são da Associated Press (AP).
'Ser fortes de novo'
Jeff, o eleitor que usou a fantasia irônica, disse ao Terra que Trump fez os Estados Unidos “ser grandioso”. Ele também considera que Joe Biden e Kamala “quase arruinaram" o país e que, por isso, quer o Trump de volta. “Queremos ser fortes de novo”, complementou.
Para ele, em comícios do republicano não podem faltar cartazes, muitos bonés com a frase "faça a América grande de novo" e, às vezes, pessoas com placas como a sua. “Nós estamos confiantes de que ele será eleito na próxima terça-feira, dia 5 de novembro.”
Estado-pêndulo
A Carolina do Norte é um dos Estados-pêndulo, ou seja, Estados cujos votos não estão definidos como democrata ou republicano. Por conta disso, os candidatos à Presidência dos EUA, Donald Trump, do partido Republicano, e Kamala Harris, do Democrata, precisam lutar pela preferência desse eleitorado, e quem ganha estará em vantagem no pleito.