A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez seu primeiro comício eleitoral como pré-candidata democrata ao pleito presidencial norte-americano nesta segunda-feira, 22. Com críticas a Donald Trump, Harris afirmou "saber lidar com criminosos" e que "conhece o tipo" do republicano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Enquanto pré-candidata, Kamala busca a nomeação para concorrer à presidência pelo Partido Democrata após a desistência do atual presidente, Joe Biden, que disputava a reeleição e enfrentava pressão de correligionários para que desse o lugar no pleito a outro candidato.
Na sede de sua campanha presidencial em Wilmington, Delaware, a vice-presidente reiterou que deseja obter a indicação partidária e vencer Donald Trump. Ela está próxima de conquistar a quantidade necessária de delegados democratas para se tornar a líder da chapa nas eleições.
"Enfrentei criminosos de todos os tipos: predadores que abusaram de mulheres, fraudadores que enganaram consumidores, trapaceiros que quebraram as regras para seu próprio benefício. Então, ouçam-me quando digo: eu conheço o tipo de Donald Trump", disse Harris, que já foi promotora e ex-procuradora-geral.
A pré-candidata também abordou temas como o aborto, prometendo colocar o direito ao procedimento na lei norte-americana, caso seja eleita, e comprometeu-se a fortalecer a classe média dos EUA, criticando o Projeto 2025, associado à campanha de Trump, citando que a medida enfraqueceria a faixa econômica em caso de vitória do republicano.
Se recuperando após contrair covid-19, o presidente Joe Biden participou do comício por telefone, com um breve discurso antes de Harris subir ao palanque. Biden afirmou ter tomado a decisão correta ao desisitir do pleito, recebendo elogios de sua vice: "O legado de Biden é incomparável", disse Harris, referindo-se ao apoio que recebeu do presidente.
Próximos passos
Após Joe Biden desistir de concorrer à reeleição para presidente dos Estados Unidos, ganhou força a possibilidade de Kamala Harris ser sua substituta na votação marcada para 5 de novembro.
Atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, de 59 anos, foi a primeira mulher a ocupar esse cargo.
A chapa do Partido Democrata deve ser oficializada na Convenção Nacional da agremiação, em 19 de agosto. Mas as especulações sobre quem representará a legenda na disputa contra o ex-presidente Donald Trump estão a todo vapor.
Kamala Harris é o nome que ganhou mais força até o momento. Gretchen Whitmer, governadora de Michigan, e Gavin Newsom, governador da Califórnia, tinham sido indicados como possíveis opções nas semanas antes do anúncio oficial da desistência de Biden.
Newsom publicou uma mensagem de apoio a Kamala após a divulgação da decisão do presidente. Gretchen saudou a decisão de Biden, mas não deixou claro se tentará a nomeação.