James David Vance, de 40 anos, foi oficialmente eleito o vice-presidente dos Estados Unidos da América. Um dos nomes em ascensão na direita norte-americana, ele foi escolhido para fazer chapa com Donald Trump pelo partido republicano. A intenção era dar um ar de 'frescor' à candidatura do empresário.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quem é o vice de Donald Trump?
James Donald Bowman nasceu em 1984, em Middletown, em Ohio. Abandonado pelo pai ainda na primeira infância, ele e a irmã foram criados pela mãe, que era viciada em drogas, e pelos avós. Na autobiografia Hillbilly Elegy, que foi adaptada para filme pela Netflix, ele conta que a avó, apelidada de Mamaw, foi sua grande salvadora, pois "seu amor e disciplina o mantiveram no caminho certo".
Após se formar no ensino médio, serviu ao exército. Na mesma época, mudou seu nome para James David Vance. A alteração foi motivada pelo abandono de seu pai, uma mágoa que nunca foi reconciliada.
Na carreira militar, integrou o Corpo de Fuzileiros Navais, serviu na Guerra do Iraque e, ao retornar aos Estados Unidos, abriu um negócio. No mesmo período, adotou um discurso protecionista, alegando que empresas norte-americanas sofriam concorrência desleal com produtos fabricados na China.
James cursou Direito pela Universidade Estadual de Ohio e pela Faculdade de Direito de Yale. Durante o curso, inclusive, foi quando ele teceu fortes críticas a Donald Trump, comparando o empresário a Adolf Hitler. Em 2016, ele criticou o republicano novamente, chamando-o de 'idiota' e 'repreensível'. As declarações foram retiradas das redes sociais de Vance e, até o momento, ele não se pronunciou.
Em 2022, após concluir os estudos, James David Vance se dedicou inteiramente à política. Na época, venceu as primárias e se tornou candidato ao Senado por Ohio. Em 2023, foi eleito senador com 53% dos votos. No mesmo ano, lançou sua autobiografia, Hillbilly Elegy. O sucesso do livro foi tanto que ele ganhou mais espaço no partido, recebendo a alcunha de 'prodígio da direita' graças a sua história de superação.
Discreto em relação a vida pessoal, ele é casado Usha Chilukuri e, juntos, são pais de três crianças: Ewan (7), Vivek (4) e Mirabel (2).
Design de Cláudia Guimarães