O desempenho do presidente Joe Biden durante o debate contra Donald Trump nesta quinta-feira, 27, pelo canal norte-americano CNN, deixou membros do Partido Democrata muito apreensivos. A avaliação é que a voz rouca e respostas às vezes desconexas, ou, incoerentes podem reforçar as preocupações com a capacidade física e cognitiva de Biden, de 81 anos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em mensagens enviadas ao site Politico, aliados demonstraram preocupação já com os primeiros minutos do debate. Um ex-assessor de campanha de Biden definiu o desempenho do presidente como “terrível”.
As respostas de Biden proporcionaram a Trump múltiplas oportunidades de intervir com réplicas. A certa altura, depois de uma resposta aparentemente sobre a imigração, Trump disse: “Não sei o que ele disse no final. Não acho que ele saiba o que disse".
Democratas ouvidos pelo site também questionam se Biden seria o melhor candidato para o partido. Uma fonte chegou a dizer que "é hora de uma convenção aberta”.
Outras fontes relataram a CBS que parlamentares do partido vão conversar com outros membros do governo para tentar convencer Joe Biden a desistir da disputa à reeleição. "Há um pânico gigantesco dentro do Partido Democrata", disse o jornalista da CNN norte-americana, John King.
Um importante doador democrata e apoiador de Biden, que falou sob condição de anonimato, disse que era hora de o presidente encerrar sua campanha. Essa pessoa descreveu a noite de Biden como “o pior desempenho da história” e disse que o presidente foi tão “ruim que ninguém prestará atenção às mentiras de Trump”.“Biden precisa desistir. Não há dúvida sobre isso”, disse o doador ao jornal.
Durante semanas, os democratas esperavam por um bom desempenho de Biden no debate para aliviar as preocupações sobre a sua idade. Em vez disso, a atuação do presidente teve o efeito oposto, afirmou o site.
A equipe de Biden alega que o presidente estava resfriado, no entanto, isso não foi mencionado antes do debate. A Convenção Nacional Democrata ocorre em 19 de agosto em Chicago.