O republicano Donald Trump, de 78 anos, foi considerado oficialmente eleito na manhã desta quarta-feira, 6.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao vencer as eleições nos Estados Unidos da América, Donald Trump se tornou o segundo presidente do país a voltar ao poder, quatro anos após perder a reeleição. Entre os republicanos, ele é o primeiro a conquistar esse feito. Antes, a marca só tinha sido atingida por um democrata: Grover Cleveland.
Nas redes sociais, mas principalmente no X, o antigo Twitter, muitas celebridades reagiram à vitória de Trump e à derrota de sua adversária, a democrata Kamala Harris.
Famosos celebram vitória de Trump
Elon Musk, por exemplo, dono da rede social, e apoiador ferrenho do republicano, compartilhou algumas frases, tais como: "O povo americano deu a Donald Trump uma nova chance esta noite, um mandato novo e cristalino", escreveu em uma postagem. "A voz do povo é a voz de Deus", disse ele, em outra publicação. "O futuro será fantástico", Comemorou o empresário pela terceira vez.
O cineasta indicado ao Oscar Adam McKay fez coro a Elon Musk e criticou o governo de Kamala Harris.
"Quem imaginaria que mentir sobre a saúde cognitiva de Joe Biden por dois anos, se recusar a fazer uma convenção aberta para um novo indicado, nunca mencionar a saúde pública e abraçar o fracking, os Cheneys e um massacre de crianças em Gaza não seria uma estratégia vencedora?", escreveu ele no X.
Paul Walter Hauser, vencedor do Emmy e lutador profissional, comemorou o resultado favorável a Trump. “Meu café da manhã foi um pacote de Oreos e uma cigarrilha, para aqueles que estão pensando em perguntar como estou me sentindo nesta manhã", disse ele, em sua conta no X.
Famosos lamentam derrota de Kamala
Em contrapartida, algumas reações foram mais breves, como é o caso da cantora Cardi B. Horas antes do resultado, ela incentivava os fãs a votarem em Kamala Harris. Horas depois, ela apareceu nos stories do Instagram, com a feição visivelmente incomodada, e escreveu: "Eu odeio muito vocês".
A atriz Sophia Bush, conhecida por atuar em One Tree Hill, também lamentou o resultado das eleições.
"Ótimo trabalho dando mais poder à gangue de Trump. Imagino quantas pessoas estão vendo isso, na privacidade de suas casa, e ainda dizendo: 'Mas pelo menos ele não é uma mulher negra'. Meu coração está partido”.
Kevin McHale, que fez sucesso por atuar na série Glee, mostrou-se desanimado com medo após a divulgação da vitória de Donald Trump. “A Suprema Corte se foi pelo resto da minha vida. Intolerância evangélica ultraconservadora, xenofobia, racismo são norte do mandato”, escreveu ele no X.
A estrela de Riverdale, Lili Reinhart lamentou o resultado e fez menção ao fato de Trump já ter sido acusado de agressão sexual. “Não consigo imaginar o sofrimento das mulheres que se manifestaram sobre serem violentadas por Trump. Ver milhões de pessoas votando em seu agressor. Meu coração se parte completamente por essas mulheres. Eu acredito em vocês e sinto muito”.
Yvette Nicole Brown, que atuou recentemente em Community, também lamentou o resultado das urnas. “Isso é uma vergonha em um nível que eu não consigo nem quantificar. Meu estado natal, Ohio, escolheu um criminoso. E parece que esta nação está escolhendo um criminoso. América está mostrando sua cara esta noite”.
Wendell Pierce, ator de Wire, afirmou que os danos que Trump causará aos EUA serão irreparáveis. “Eleições têm consequências. A Suprema Corte será alterada por uma geração. Nunca mais verei uma corte moderada na minha vida. Alito e Thomas renunciarão e Trump nomeará partidários de 40 anos para o tribunal. O dano que ele está prestes a infligir às nossas instituições nos próximos 2 anos será irreparável”.
Design de Cláudia Guimarães