Em nova "Super Terça", rivais tentam conter Hillary e Trump

Democratas e republicanos realizam prévias em mais cinco estados

15 mar 2016 - 14h28
(atualizado às 14h28)
Os candidatos Hillary Clinton e Donald Trump, que disputam a indicação dos partidos Democrata e Republicano para as eleições à presidência dos Estados Unidos -
Os candidatos Hillary Clinton e Donald Trump, que disputam a indicação dos partidos Democrata e Republicano para as eleições à presidência dos Estados Unidos -
Foto: Agência Brasil

Cinco estados norte-americanos realizam prévias hoje, dia 15, no que está sendo chamada de nova "Super Terça", em mais uma importante etapa da corrida pela Casa Branca. As urnas estão abertas em Flórida, Carolina do Norte, Ohio, Missouri e Illinois.

Os favoritos seguem sendo o magnata Donald Trump e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, mas o dia pode reservar surpresas, especialmente para o Partido Republicano.

Publicidade

Na legenda conservadora, com exceção de Missouri e Carolina do Norte, a fórmula é "winner-take-all", ou seja, o pré-candidato vencedor em um estado levará todos os delegados. Os democratas, por sua vez, continuam com o sistema proporcional.

Na frente republicana, Trump pode disparar na liderança se conquistar a Flórida, onde as pesquisas o mostram cerca de 20 pontos à frente do senador Marco Rubio, natural do estado. Uma derrota em casa deve enterrar de vez a candidatura de Rubio.

A mesma situação é enfrentada pelo governador de Ohio, John Kasich, que aparece em último em número de delegados, embora esteja bem posicionado para vencer Trump em seu estado, o que poderia dar um novo ânimo à sua campanha.

Entre os democratas, Hillary Clinton aparece à frente do senador socialista Bernie Sanders nas pesquisas na Carolina do Norte e na Flórida. No entanto, nos outros estados as previsões são mais apertadas.

Publicidade
Fonte: Ansa
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações