O FBI criou um posto de comando eleitoral nacional para proteger a eleição nos Estados Unidos, que termina nesta terça-feira, 5. De acordo com informações divulgadas pelo próprio Departamento Federal de Investigação, a operação teve início no último dia 1º e segue atuando 24 horas por dia até sábado, dia 9.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“O propósito do posto de comando é garantir que o FBI esteja bem posicionado para responder a ameaças ou informações que venham e que afetem nossa segurança eleitoral”, disse James Barnacle, vice-diretor assistente da Divisão de Investigação Criminal do Bureau
São exemplos crimes eleitorais federais, ameaças a trabalhadores eleitorais, ameaças cibernéticas e atos de terrorismo.
Várias divisões do FBI fazem parte do posto de comando, com cerca de 80 funcionários à disposição, assim como agentes de parceiros federais de frentes como o Departamento de Justiça, o Serviço de Inspeção Postal, o Escritório do Inspetor Geral do Serviço Postal, o Serviço Secreto, a Polícia do Capitólio, o Departamento de Segurança Interna, a Comissão de Assistência Eleitoral e a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos.
De acordo com Barnacle, cada um dos 55 escritórios do FBI estão conectados com agências parceiras e autoridades eleitorais. Sendo assim, as informações ou reclamações que são registradas em nível local, ou por meio de denúncias online às autoridades, chegam aos agentes, que fazem uma triagem e determinam a melhor forma de agir.
A eleição nos EUA entra na reta final, com as primeiras urnas fechando a partir 20h (horário de Brasília) desta terça. Os norte-americanos escolhem entre Donald Trump e Kamala Harris.
Design de Cláudia Guimarães