Filhos, empresário, sobrinho de ex-presidente: quais nomes podem compor a próxima equipe de Trump

Vitorioso nas eleições presidenciais deste ano, republicano viu aliados 'mudarem de time' em gestão anterior

7 nov 2024 - 13h07
(atualizado às 13h25)
Resumo
Após vitória nas eleições dos EUA, Trump busca aliados leais para compor sua equipe a partir de 2025.

Com a conquista da vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos na última quarta-feira, 5, o republicano Donald Trump prepara a formação da equipe de seu novo mandato na Casa Branca. 

Após enfrentar uma gestão anterior marcada por polêmicas e perda de apoiadores importantes, como o general John Kelly e o ex-vice-presidente Mike Pence, Trump busca aliados mais leais. 

Publicidade

Veja abaixo os nomes mais especulados para compor a equipe do republicano a partir de 2025:

  • Susie Wiles: consultora política
  • Chris LaCivita: estrategista de campanha
  • Elon Musk: empresário
  • Robert F. Kennedy Jr.: sobrinho do presidente John F. Kennedy e filho de Robert F. Kennedy
  • J.D. Vance: senador e vice-presidente eleito
  • Donald Trump Jr.: filho de Trump
  • Barron Trump: filho de Trump
Donald Trump e Susie Wiles
Donald Trump e Susie Wiles
Foto: Reprodução/X @susie57

Líder da campanha vitoriosa deste ano, Susie Wiles é considerada uma "organizadora do caos" e é vista como uma potencial chefe de gabinete. Junto a ela, Chris LaCivita, co-estrategista da corrida eleitoral republicana em 2024, também foi cogitado para um cargo sênior. 

Elon Musk publicou foto com boné de Make America Great Again
Foto: Reprodução/X @elonmusk

Outro nome relevante é o bilionário Elon Musk. Um dos maiores doadores da campanha republicana, Musk pode assumir uma função voltada ao orçamento federal. 

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, Musk teria pedido muito antes do republicano ser eleito que contratasse alguns funcionários da sua empresa SpaceX, como funcionários de alto escalão do governo - inclusive no Departamento de Defesa.

Robert F. Kennedy Jr. pode ter papel de liderança na área de saúde pública, inclusive com influência em questões de direitos reprodutivos.

Publicidade
Trump e J D Vance
Foto: Reprodução/Instagram @JDVance

J.D. Vance era crítico inicial de Trump. Ele passou a ser um aliado e foi escolhido como vice-presidente. O colega de chapa de Trump foi eleito senador em 2022 e é visto como um nome forte para suceder o republicano em 2028. 

A presença de Donald Trump Jr. como conselheiro influente também tem moldado o movimento Make America Great Again (MAGA). Além dele, o filho mais jovem do republicano, Barron Trump ocupa um papel mais discreto, mas é creditado como o responsável por introduzir o pai ao mundo dos podcasts, uma estratégia que o aproxiou de eleitores da Geração Z. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações