"Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente"; leia carta de desistência de Biden

Presidente vinha sofrendo pressão do partido para abrir mão da reeleição por conta das dúvidas sobre sua saúde física

21 jul 2024 - 16h23
(atualizado às 17h21)
Joe Biden anuncia desistência da candidatura à reeleição
Video Player

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou neste domingo, 21, que não irá mais disputar a reeleição para a presidência contra o republicano Donald Trump. O anúncio ocorre após um desastroso debate, que levantou dúvidas sobre a saúde e a aptidão mental de Biden, aos 81 anos, para servir um segundo mandato.

Biden também vinha há semanas sofrendo pressão do seu partido para desistir da candidatura e abrir o caminho para outro candidato.

Publicidade
Joe Biden
Joe Biden
Foto: REUTERS/Leah Millis

Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente. E, embora eu tivesse intenção buscar a reeleição, acredito que seja melhor para o meu partido e para o país que eu me retire e me concentre apenas no cumprimento de minhas obrigações como presidente pelo restante do meu mandato.

Falarei com a nação no final desta semana com mais detalhes sobre minha decisão.

Por enquanto, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam arduamente para que eu fosse reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E permitam-me expressar minha sincera gratidão ao povo americano pela fé e confiança que depositaram em mim.

Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que os Estados Unidos não possam fazer - quando fazemos isso juntos. Só precisamos nos lembrar de que somos os Estados Unidos da América.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações