Apesar de ainda não ter sido oficialmente nomeada como a candidata democrata para a Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris já está mostrando popularidade entre a Geração Z.
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Recentemente, a estrela pop britânica Charli XCX chamou a vice-presidente dos EUA de "brat" - um termo que descreve crianças e adolescentes rebeldes e ousadas. E a campanha de Kamala está aproveitando ao máximo essa popularidade.
Após Charli publicar "Kamala é uma brat" na noite de domingo, associando a vice-presidente ao nome de seu último álbum, a pré-candidata adotou a cor verde limão para a conta "Kamala HQ".
Charli reforçou algo que já se tornou comum online, com memes virais mostrando Kamala dançando ou fazendo piadas com músicas de Charli ao fundo.
A cantora explicou que o termo "brat" descreve "uma menina que é um pouco bagunçada, que gosta de festa e, talvez, diz algumas coisas meio bobas de vez em quando, que se sente como si mesma, mas de vez em quando tem uma crise nervosa...".
A postagem de domingo se tornou uma tendência, um fenômeno que pode ajudar Kamala a conquistar eleitores jovens que podem ser decisivos na eleição de 5 de novembro.
Isso contrasta fortemente com o rival republicano Donald Trump, de 78 anos, e também com o presidente Joe Biden, de 81 anos, que abandonou a disputa presidencial no domingo e endossou Kamala como sua sucessora.
A tendência "brat" se junta a outros memes virais de Kamala, como o áudio de um discurso em 2023 que foi criticado por alguns, mas que acabou sendo adotado pela Geração Z como uma filosofia de vida.
"Você acha que acabou de cair de um coqueiro?", pergunta Kamala no discurso, citando o que sua mãe dizia, antes de rir e ficar rapidamente séria. "Você existe no contexto de tudo o que você viveu e do que veio antes de você".
A internet adotou o emoji de coco como um símbolo extraoficial da campanha de Kamala. TikTokers usaram o som do discurso do coqueiro em pelo menos 3 mil vídeos, segundo a plataforma.
Eleitores jovens, que tendem a votar em democratas, estavam desengajados durante a disputa entre Biden e Trump. De acordo com Chris Mowrey, um influenciador democrata com 340 mil seguidores no TikTok, memes de internet podem se traduzir em votos. "Eleitores jovens votam muito mais com base na personalidade e nas vibrações", disse ele.
*Com informações da Reuters