Nem Kamala, nem Trump: saiba quem são os outros candidatos nas eleições presidenciais dos EUA

Mesmo sem chances de vitória, partidos de terceira via e candidatos independentes participam da corrida para a Casa Branca

31 out 2024 - 11h51
(atualizado às 12h24)
Donald Trump e Kamala Harris lideram a disputa pela presidência dos EUA
Donald Trump e Kamala Harris lideram a disputa pela presidência dos EUA
Foto: Montagem/REUTERS/Brendan McDermid & Evelyn Hockstein/File Photo

Kamala Harris, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, lideram as pesquisas para a eleição presidencial nos Estados Unidos deste ano. No entanto, outros candidatos de partidos menores e independentes também disputam o voto dos eleitores, com potencial de influenciar o resultado em estados-chave, apesar de não terem chances significativas de vitória.

As pesquisas apontam um empate entre Harris e Trump, o que torna a presença de candidatos alternativos relevante. Em 2016, Jill Stein, do Partido Verde, foi criticada por supostamente dividir votos com a democrata Hillary Clinton em estados decisivos, o que favoreceu a vitória de Trump.

Publicidade

Neste ano, o Partido Democrata está novamente atento ao impacto de Stein, especialmente com o eleitorado árabe-americano, que manifesta insatisfação com a política externa do governo Biden em relação ao Oriente Médio. Stein, que foi detida recentemente durante um protesto pró-Palestina, pode atrair votos que poderiam ir para Kamala Harris.

Além de Stein, Chase Oliver, do Partido Libertário, e Cornel West, candidato independente, também estão na corrida, acompanhados de outros nomes menos conhecidos. Segundo o site Ballotpedia, há 24 candidatos independentes e de partidos menores no total, que estarão nas cédulas em diversos estados, refletindo o sistema eleitoral descentralizado dos EUA.

Os Estados Unidos não têm um órgão eleitoral como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Brasil. Cada estado faz as próprias regras, inclusive para determinar os candidatos que vão para as cédulas, e em qual ordem.

Por esse motivo, mesmo em uma eleição nacional, os candidatos a presidente não são os mesmos em todos os estados, com exceção dos partidos Republicano e Democrata, que são os maiores e definem seus candidatos em primárias e caucus. As legendas menores precisam ser qualificadas e atender a requisitos mínimos, como receber determinado número de votos em eleições passadas, ou apresentar um número de assinaturas de apoiadores.

Publicidade

Saiba mais sobre os candidatos mais relevantes nas eleições dos Estados Unidos de 2024:

Kamala Harris

Kamala Harris
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA, concorre à presidência pelo Partido Democrata após Joe Biden desistir de tentar a reeleição. Aos 60 anos, ela fez história ao ser a primeira mulher a ocupar a vice-presidência, e, caso vença, será também a primeira mulher presidente do país.

Formada em Direito e Ciências Políticas, Kamala atuou como procuradora em São Francisco e na Califórnia, além de ser senadora de 2017 a 2020. Inicialmente candidata nas primárias democratas de 2020, ela se retirou por falta de apoio financeiro, mas foi escolhida como vice de Biden, ampliando o apelo da chapa entre minorias e eleitores negros.

Donald Trump

Donald Trump
Foto: REUTERS/Joel Angel Juarez

Donald Trump, de 78 anos, é o candidato do Partido Republicano e já ocupou a presidência dos EUA entre 2017 e 2021, embora tenha perdido a reeleição para Biden. Ele é um empresário renomado, tendo transformado os negócios familiares em um império de hotéis e cassinos, além de se popularizar na mídia com o programa "O Aprendiz".

Durante sua presidência, Trump enfrentou críticas pela gestão da pandemia e é acusado de incitar a invasão do Capitólio em janeiro de 2021. Em 2024, sua candidatura é marcada por polêmicas e investigações legais, mas ele ainda lidera as preferências republicanas.

Publicidade

Jill Stein

Jill Stein
Foto: REUTERS/Rebecca Cook

Jill Stein, de 74 anos, representa o Partido Verde e é uma ativista ambiental formada em Medicina pela Universidade de Harvard. Nos anos 1990, destacou-se ao denunciar os efeitos dos poluentes na saúde, tornando-se uma voz contra a dependência de carvão e em prol de práticas sustentáveis.

Nas eleições de 2016, Jill recebeu mais votos em estados-chave do que a margem pela qual Trump derrotou Hillary Clinton, o que levou muitos democratas a vê-la como responsável pela vitória republicana. Neste ano, seu apoio pró-Palestina pode atrair eleitores insatisfeitos com a política externa americana.

Chase Oliver

Chase Oliver
Foto: Divulgação/Foto de Campanha

Chase Oliver, de 39 anos, é o candidato do Partido Libertário e se destacou ao contestar a Guerra do Iraque, abandonando o Partido Democrata em 2010. Conhecido pelo lema "armado e gay", ele defende o direito às armas, a reforma policial e uma postura contra o controle do governo sobre liberdades individuais.

Apesar da projeção nacional em 2022, Oliver obteve apenas 2% dos votos para o Senado pela Geórgia, mas ajudou a forçar um segundo turno na disputa. Sua campanha é vista como um apelo a eleitores insatisfeitos com o bipartidarismo dominante nos EUA.

Publicidade

Cornel West

Cornel West
Foto: Elizabeth Conley/Houston Chronicle via Getty Images

Cornel West, de 71 anos, é um candidato independente, filósofo e ativista, conhecido por suas obras acadêmicas e seu ativismo progressista. Primeiro negro a obter um doutorado em Filosofia por Princeton, West também lançou álbuns em colaboração com artistas como Prince e Jill Scott.

West afirma que sua candidatura se opõe à supremacia branca, ao capitalismo e ao bipartidarismo corporativo nos EUA, propondo uma nova ética de justiça social. Ele considera sua campanha uma resposta à "falência moral" que vê no país e defende alternativas ao sistema tradicional.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se