Procuradores dos EUA pedem para eleitores permanecerem pacíficos: 'Violência não tem lugar no processo democrático'

Procuradores-gerais de 47 estados e três territórios dos EUA divulgaram uma declaração nesta terça-feira, 5, dia oficial de votação

5 nov 2024 - 11h06
(atualizado às 11h46)
Pessoas fazem fila para votar na eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição, na Pittsburgh Manchester School em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, 5 de novembro de 2024.
Pessoas fazem fila para votar na eleição presidencial dos EUA de 2024 no dia da eleição, na Pittsburgh Manchester School em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Quinn Glabicki

Os procuradores-gerais de 47 estados e três territórios dos Estados Unidos divulgaram uma declaração nesta terça-feira, 5, pedindo para que as pessoas participem da votação para definir o futuro do país e permaneçam pacíficas na troca de poder.

"Apelamos a todos os americanos para votar, participar do discurso civil e, acima de tudo, respeitar a integridade do processo democrático", escreveram.

Publicidade

Segundo a agência de notícias AP, o documento foi assinado pelos promotores-chefes de todos os estados, exceto Indiana, Montana e Texas.

Os procuradores também pediram para que as pessoas "condenem quaisquer atos de violência relacionados aos resultados".

"A violência não tem lugar no processo democrático. Exercemos nossa autoridade para fazer cumprir a lei contra quaisquer atos ilegais que a ameacem", disseram.

Eleições nos EUA

Eleitores americanos vão às urnas nesta terça-feira, 5, -- dia oficial de votação -- para escolher o novo presidente do país. Os candidatos Kamala Harris e Donald Trump chegam ao dia da eleição tecnicamente empatados e a disputa pela Presidência será acirrada, de acordo com especialistas norte-americanos.

Publicidade

Mais de um terço dos eleitores aptos a votar nas eleições dos Estados Unidos registraram o seu voto antecipadamente. Segundo dados da Universidade da Flórida, mais de 78 milhões já enviaram suas opções pelos correios ou em sessões das cidades neste ano.

Embora a votação oficial ocorra nesta terça, diferentemente do Brasil, nem sempre o resultado sai no mesmo dia. Há registros de eleições que levaram dias para contar todos os votos. A expectativa é que o vencedor seja conhecido apenas a partir da noite da próxima quarta-feira, 6.

Entenda como funcionam as eleições norte-americanas:

Design de Cláudia Guimarães

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações