Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá Milei e comitiva de deputados e senadores do Brasil

Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20

20 jan 2025 - 05h00
A cerimônia de posse contará com o juramento oficial, a tradicional revisão das tropas e o discurso de posse do presidente eleito.
A cerimônia de posse contará com o juramento oficial, a tradicional revisão das tropas e o discurso de posse do presidente eleito.
Foto: Reuters

Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20. Sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a maior liderança da América Latina presente na cerimônia em Washington será o presidente da Argentina, Javier Milei

Embora os Estados Unidos não tenham a tradição de convidar líderes estrangeiros, Trump rompeu com os precedentes e convidou vários chefes de Estado para a cerimônia. Historicamente, eles não comparecem à posse devido a preocupações com a segurança e enviam diplomatas para representar suas respectivas nações.

Publicidade

O Brasil será representado por Maris Luiza Voitti, embaixadora do Brasil em Washington. Trump fará o juramento para o cargo às 14h (horário de Brasília) diante do Capitólio, logo após o juramento do vice-presidente eleito, JD Vance.

Apoiador de Trump, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a autorização para comparecer à posse e também a devolução de seu passaporte, retido pela Justiça, mas teve a solicitação negada. 

Segundo a decisão de Moraes, a defesa de Bolsonaro não chegou a apresentar "nenhum documento probatório que demonstrasse a existência de convite realizado pelo Presidente eleito dos EUA", já que a única prova anexada foi o texto de um suposto e-mail que teria sido enviado por um auxiliar de Trump.

Mesmo sem a presença de Bolsonaro, o PL organizou uma comitiva com quase 30 parlamentares, entre deputados e senadores, para a posse de Trump. O ex-presidente vai ser representado pelo filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, como secretário Nacional de Relações Institucionais e Internacionais do PL, e também pela mulher, Michelle Bolsonaro, que vai à posse como presidente do PL Mulher.

Publicidade

Além dos políticos estrangeiros, a cerimônia deve contar com autoridades norte-americanas. A Casa Branca confirmou, ainda em novembro do ano passado, que Joe Biden estará presente na posse de Donald Trump. Derrotada nas urnas em 2024, Kamala Harris também teve sua presença confirmada. O ex-presidente Barack Obama também é esperado no evento.

Há quatro anos, quando não conseguiu a reeleição, Trump optou por não recebe Joe Biden durante a posse, quebrando uma tradição de cordialidade entre democratas e republicanos na troca de poder. 

Qual a programação da posse de Trump?

A cerimônia começará ao meio-dia (horário de Washington D.C., 14h em Brasília) no Capitólio, sede do Poder Legislativo americano, e contará com o juramento oficial, a tradicional revisão das tropas e o discurso de posse do presidente eleito.

Após a posse, Trump fará seu discurso inaugural, que deve delinear sua visão para o futuro do país. Durante campanha, o empresário se comprometeu a assinar uma série de decretos sobre assuntos que vão desde a segurança da fronteira até a produção de petróleo e gás logo em seu primeiro dia no cargo.

Publicidade

Após o discurso, Trump participará de um tradicional almoço no Capitólio com líderes do Congresso. Depois seguirá pela Pennsylvania Avenue em uma procissão até a Casa Branca, acompanhado por regimentos militares, bandas marciais escolares, carros alegóricos e grupos de cidadãos.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações