Durante o primeiro debate eleitoral em que enfrentou a adversária democrata Kamala Harris, o ex-presidente e candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou imigrantes de 'roubar e comer' animais, mas ele foi rapidamente cortado pelos mediadores do debate.
“Eles estão comendo os cães. Eles estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá”, disse Trump, se referindo a imigrantes vindos do Haiti que moram em Ohio. Não há, no entanto, provas de que isso realmente aconteça, e trata-se de um boato que se espalhou em redes sociais entre republicanos.
David Muir, um dos mediadores do debate, interrompeu Trump para dizer que não há provas do que o candidato estava dizendo. “Bem, eu vi pessoas na televisão dizendo ‘meu cachorro foi levado e usado como comida’”, insistiu o republicano.
Em seu púlpito, Kamala Harris estava com o microfone fechado enquanto o adversário falava - uma das regras do evento - mas foi possível ver imagens da democrata rindo, balançando a cabeça, incrédula.
A imigração ilegal é um dos seus principais pontos de campanha de Trump. O candidato já prometeu “realizar a maior operação de deportação doméstica da história americana” enquanto associa a criminalidade à presença de imigrantes nos EUA.
“Temos milhões de pessoas vindo de prisões e cadeias, de instituições mentais e manicômios para o nosso país”, afirmou Trump. A fala é comum nos eventos e discursos de Trump. No entanto, não há informações de que possam ser comprovadas a esse respeito.
Debate eleitoral
Donald Trump e Kamala Harris se encontraram pessoalmente pela primeira vez nesta terça-feira, 10, no único debate presidencial programado até novembro, realizado no National Constitution Center, na Filadélfia, Pensilvânia, e organizado pela ABC News.
Em seu primeiro debate presidencial, este foi o momento mais importante para Kamala desde que a democrata entrou na disputa justamente após o desempenho desastroso de Joe Biden no primeiro debate em junho. Já o ex-presidente Trump, o candidato republicano, participou de seu sétimo debate eleitoral geral desde 2016.