A pré-candidata favorita à nomeação do Partido Democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, venceu as primárias no estado do Mississippi, mas acabou sendo surpreendida por uma vitória apertada de seu concorrente, Bernie Sanders, em Michigan, nas primárias dessa terça-feira (8).
Clinton continua à frente de Sanders na corrida pela nomeação, mas o senador do estado de Vermont ainda se mantém firme na disputa, contrariando previsões que davam como certa a vitória da ex-secretária de Estado nas primárias do Michigan.
Já no Mississippi, Clinton conseguiu uma grade base de apoio entre a comunidade afro-americana, o que fez com que obtivesse uma larga vantagem em relação ao seu concorrente no estado do sul.
São necessários 2.383 delegados para a nomeação democrata. Até o momento Clinton tem 760 votos e Sanders, 546.
Trump segue à frente
Na disputa pela nomeação do Partido Republicano não houve grandes surpresas. O magnata do ramo imobiliário Donald Trump segue à frente dos demais pré-candidatos após vencer as primárias de seu partido no Mississippi, Michigan e Havaí. O senador Ted Cruz triunfou em Idaho.
Os êxitos de Trump poderão fazer com que a próxima rodada de primárias, no dia 15 de março, seja decisiva para consolidar sua nomeação. As votações ocorrerão nos estados de Ohio, Flórida, Illinois, Missouri e Carolina do Norte.
O bilionário, porém, ainda está longe de conseguir o número de delegados exigido para garantir a indicação do partido. Ainda deverá levar semanas até que as candidaturas das duas legendas sejam definidas.
São necessários 1.237 delegados para obter a nomeação republicana. Até o momento, Trump tem 446; Cruz, 347 e Rubio, 151.