Trump se torna 2º presidente dos EUA a conquistar um mandato não consecutivo

Entre os republicanos, ele é o primeiro a atingir esse feito; Trump derrotou Kamala e foi eleito o 47º presidente dos EUA

6 nov 2024 - 08h20
(atualizado às 09h13)
Familiares observam o candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, discursando para seus apoiadores em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Familiares observam o candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, discursando para seus apoiadores em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder

Ao vencer as eleições nos Estados Unidos, Donald Trump se tornou o segundo presidente do país a voltar ao poder, quatro anos após perder a reeleição. Entre os republicanos, ele é o primeiro a conquistar esse feito. Antes, a marca só havia sido atingida por um democrata: Grover Cleveland.

Cleveland foi o 22º e o 24º presidente dos Estados Unidos. Seu primeiro mandato foi de 1885 a 1889. Na campanha de 1888 para uma reeleição, ele foi derrotado. Depois, na eleição seguinte, venceu e comandou o país de 1893 a 1897. 

Publicidade

Já Trump foi eleito presidente na campanha de 2016, quando derrotou outra candidata democrata mulher, Hillary Clinton. Já em 2020, Trump disputou a reeleição contra o democrata Joe Biden, que consagrou-se vitorioso. Agora, o republicano venceu Kamala Harris e voltará à Casa Branca.

Eleições nos EUA

Após uma acirrada disputa, Trump derrotou Kamala e foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos.  

O republicano já conquistou 277 delegados no colégio eleitoral, enquanto Kamala obteve 224, segundo projeções da imprensa e de institutos de pesquisa divulgados na manhã desta quarta-feira, 6. Para vencer o pleito nos EUA, é necessário obter ao menos 270 delegados dos 538 em disputa.

Assim, Trump voltará a ocupar o Salão Oval da Casa Branca pelos próximos 4 anos. Ele e o vice, J. D. Vance, tomam posse em 20 de janeiro de 2025.

Publicidade
Donald Trump discursa como presidente eleito e promete ‘era de ouro’ dos EUA
Video Player

Mais uma vez, as eleições presidenciais norte-americanas foram decididas pelos Estados-pêndulos, aqueles que não possuem uma preferência política fixa entre os partidos Democrata e Republicano. Neste ano, os sete Estados decisivos foram: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin. Ao todo, eles somavam 93 dos 538 delegados em disputa.

Design de Cláudia Guimarães

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se