As eleições presidenciais dos Estados Unidos ficaram marcadas por uma fake news repercutida pelo agora presidente eleito Donald Trump durante o único debate com Kamala Harris. Na ocasião, o republicano falou sobre o boato de que imigrantes estariam comendo animais de estimação na cidade de Springfield, em Ohio.
Trump chegou a ser corrigido ao vivo pelos apresentadores do evento e o caso ganhou proporções internacionais. A cidade de pouco mais de 58 mil habitantes também teve de lidar com as consequências: foram 33 ameaças de bombas, com paralisação de atividades em faculdades e hospitais.
A história, no entanto, não impediu que Trump obtivesse a maioria dos votos em Springfield. O republicano levou 64,2% dos votos populares do condado de Clark, onde fica a cidade, contra 34,8% de Kamala Harris. Pelo Senado, o republicano Bernie Moreno ficou com 58,4% dos votos.
Brasileiros esperam melhorias com Trump no poder e não temem dificuldades para imigrantes
Video Player
O The Washington Post foi à cidade após a vitória de Trump. Springfield tem uma população de 12 mil haitianos em situação legal. Como não são cidadãos, não puderam votar na eleição da última terça-feira, 5.
A eleição de Trump, bem como suas promessas durante a campanha, preocupam a população local. Na corrida pelo pleito, o republicano chegou a dizer que promoveria a 'maior deportação em massa da história dos Estados Unidos', a começar pelas cidades de Springfield e Aurora.
Uma das moradoras, Yvena Jean François, lamentou o resultado da eleição: "Tenho que confiar no plano do Senhor, mesmo quando dói. Não sei se poderei continuar a perseguir meus sonhos".
Publicidade
Na cidade de Aurora, em Illinois, Trump falou que gangues venezuelanas, armadas com fuzis de alto calibre, estão tomando as ruas. O prefeito Mike Coffman afirmou que, embora houvesse atividade criminosa em dois complexos de apartamentos, a acusação de Trump é 'grosseiramente exagerada'.
Um dos pilares da campanha de Trump em 2024 foi a retórica contra imigrantes, afirmando que as cidades estadunidenses estão 'inundadas de imigrates ilegais'. Durante uma coletiva em setembro, ele afirmou que pessoas em situação ilegal e refugiados estão cometendo estupros e 'assumindo empregos hispânicos, empregos afro-americanos'.
Trump também atacou a população venezuelana no País: "Limparam suas cadeias na Venezuela - esvaziaram os ninhos, como são chamadas - de más pessoas. Todas estão agora nos EUA e estão tomando cidades. É como uma invasão".
1 de 27
Um apoiador do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reage após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024 no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
2 de 27
Jennifer Petito abraça uma pessoa após o discurso do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald, em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Callaghan O'hare
3 de 27
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reage ao lado de sua esposa Melania Trump e seu filho Barron Trump, durante seu comício para a eleição presidencial dos EUA de 2024, no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
4 de 27
Uma visão de uma tela mostrando o candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, falando do Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, na festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
5 de 27
Apoiadores do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, comemoram durante seu comício para a eleição presidencial dos EUA de 2024, no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brendan Mcdermid
6 de 27
Um apoiador do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, segura uma cerveja de edição limitada com uma imagem de Trump e as palavras "A vingança do pai conservador", enquanto participa da festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
7 de 27
Apoiadores do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se abraçam após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024 no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
8 de 27
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ergue o punho ao subir ao palco com sua esposa Melania e seu filho Barron, após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024 no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Callaghan O'Hare TPX IMAGENS DO DIA
9 de 27
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula enquanto está no palco com sua esposa Melania, seu filho Barron e Lara Trump no comício de Trump, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder IMAGENS TPX DO DIA
10 de 27
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, beija sua esposa Melania em seu comício, no Palm Beach County Convention Center em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder
11 de 27
Uma apoiadora do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, abraça um recorte de papelão de Trump enquanto reage aos resultados da eleição durante a festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
12 de 27
Apoiadores do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reagem enquanto Trump fala no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, enquanto participam de uma festa de observação eleitoral no Comitê Republicano do Condado de Maricopa durante a eleição presidencial dos EUA de 2024 em Chandler, Arizona, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Go Nakamura
13 de 27
Apoiadores do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reagem ao lado de telas que mostram Trump falando no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, enquanto participam da festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
14 de 27
Familiares observam o candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, discursando para seus apoiadores em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder
15 de 27
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobe ao palco com sua esposa Melania e seu filho Barron para discursar em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder
16 de 27
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, discursa acompanhado de sua família, após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024, no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
17 de 27
Uma bandeira é deixada no evento realizado pela candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante a noite da eleição, na Universidade Howard, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Daniel Cole
18 de 27
Pessoas passam por uma tela exibindo uma placa de Harris-Walz após o anúncio de que a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, não comparecerá, na Universidade Howard, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
19 de 27
Pessoas deixam o comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, do lado de fora da Universidade Howard, em Washington, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Craig Hudson
20 de 27
Uma pessoa sai do comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, do lado de fora da Universidade Howard, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Craig Hudson
21 de 27
Um apoiador reage aos resultados antecipados das eleições no comício da candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, na Howard University, em Washington, EUA, em 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Daniel Cole
22 de 27
Estudantes sentam-se em arquibancadas quase vazias na conclusão do comício para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Alyssa Pointer
23 de 27
Pessoas saem do comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, do lado de fora da Howard University, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Craig Hudson
24 de 27
Apoiadores reagem enquanto acompanham os resultados durante o comício da candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 6 de novembro de 2024
Foto: REUTERS/Alyssa Pointer
25 de 27
Apoiadores reagem durante o comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 5 de novembro de 2024
Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz
26 de 27
Apoiadores reagem enquanto assistem aos resultados durante o comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 5 de novembro de 2024
Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz
27 de 27
Apoiadores reagem aos resultados das eleições antecipadas no comício da candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 5 de novembro de 2024.