"Espaço é difícil, mas vale a pena" diz fundador da Virgin

Richard Branson disse estar “profundamente triste” com o acidente que envolveu a explosão de uma nave espacial que fazia teste de voo na Califórnia

1 nov 2014 - 10h58
(atualizado às 11h17)
<p>Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, com uma miniatura da SpaceShipTwo</p>
Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, com uma miniatura da SpaceShipTwo
Foto: Stan Honda / AFP

O fundador do Grupo Virgin, Richard Branson, disse, em nota publicada no site da companhia, que está “profundamente triste” com o acidente que envolveu a explosão de uma nave espacial que fazia teste de voo na Califórnia, mas que a empresa continuará empenhada no projeto. “O espaço é difícil – mas vale a pena. Vamos perseverar e avançar juntos”, afirmou Branson.

No acidente na sexta-feira, um piloto morreu e o outro foi resgatado e encaminhado a um hospital.

Publicidade

A nave SpaceShipTwo, que estava em fase de testes, foi colocada no topo de uma aeronave maior, conhecida como WhiteKnightTwo. Em seguida, foi liberada para um teste do motor de seu foguete. Uma explosão aconteceu em pleno voo e, mais tarde, pedaços da nave caíram no solo, segundo um fotógrafo que acompanhava o teste.

De acordo com informações da NBC, a SpaceShipTwo realizava o primeiro teste com um combustível à base de plástico, após substituir o composto à base de borracha dos últimos testes. A empresa tinha a expectativa de que a nova fórmula aumentasse o desempenho do motor do foguete híbrido. 

O fundador da Virgin também disse que iria para Mojave, na Califórnia, para se encontrar com a equipe envolvida no projeto. “Mojave é também onde eu quero estar - com as pessoas dedicadas e trabalhadoras que estão em choque com essa perda devastadora”, afirmou Richard Branson.

A Virgin planeja vender, nos próximos anos, viagens com a nave SpaceShipTwo para transportar passageiros a cerca de 62 quilômetros acima da Terra, a fim de disponibilizar a experiência de uma viagem espacial ao público. 

Publicidade

Mais de 800 pessoas pagaram ou fizeram depósitos para voar a bordo da nave espacial, que é baseada em um protótipo, chamado SpaceShipOne. A empresa ganhou há 10 anos o direito de desenvolver a primeira nave espacial privada para voar no espaço. 

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se