EUA: aumenta para 151 número de mortos causados por tornado

EUA: aumenta para 151 número de mortos causados por tornado

10 jun 2011 - 19h00
(atualizado às 20h23)

O número de mortos pelo forte tornado que devastou a cidade de Joplin, no Missouri, em maio, subiu para 151, devido ao efeito de um fungo epidérmico que afetou alguns moradores.

Policial fiscaliza o trânsito em meio ao cenário de destruição em Joplin, no Missouri
Policial fiscaliza o trânsito em meio ao cenário de destruição em Joplin, no Missouri
Foto: AP

Autoridades sanitárias da cidade informaram nesta sexta-feira que o fungo é encontrado normalmente em terrenos e vegetais e pode causar fortes infecções no corpo humano se entrar em contato com uma ferida.

Publicidade

Por enquanto, as autoridades não informaram o número de óbitos causados pela doença, embora alguns meios de comunicação locais confirmem a morte de três pessoas, entre elas uma mulher que teve um braço amputado na tentativa de parar a infecção.

O departamento de Saúde do Missouri reconheceu nesta sexta-feira oito casos de pessoas "que poderiam padecer de uma profunda infecção epidérmica de um fungo", embora não tenha informado se alguma delas faleceu.

A população de Joplin foi atingida no último dia 22 de maio por um tornado, o mais devastador registrado na região desde 1950, que destruiu um terço da cidade e provocou a morte, segundo o número total divulgado nesta sexta-feira, de 151 pessoas.

Um mês antes, foi registrado outro brutal temporal na cidade de Tuscaloosa, no Alabama. Ambas cidades foram visitadas posteriormente pelo presidente Barack Obama. No total, a temporada de tornados provocou a morte, apenas este ano, de 535 pessoas nos Estados Unidos, número que não era registrado desde 1927.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se