Os chefes da Força Aérea americana revelaram que uma aeronave supersônica que está sendo projetada pelos Estados Unidos poderá ser capaz de voar já em 2023, atravessando países dentro de minutos, a uma velocidade de 5.793 km/h. As informações são do Daily Mail.
Segundo a cientista chefe das Forças Aéreas, Mica Endsley, o grupo de pesquisa do Pentágono DARPA e as forças armadas poderão ter o veículo em poucos anos. O chamado X-51A WaveRider já está sendo testado. Na semana passada, por exemplo, a Força Aérea revelou que o avião não tripulado voou por, aproximadamente, três minutos, porém não completou seu voo de teste.
Siga o Terra Notícias no Twitter
A Força Aérea deve desenvolver e utilizar tecnologia hipersônica para transferir mísseis ou aviões a qualquer parte do mundo em questão de minutos em vez de horas, com o objetivo de não deixar tempo de reação ao inimigo. Ele poderia chegar de Nova York a Londres em 30 minutos, sendo que voos comerciais hoje levam cerca de 5 horas neste mesmo trajeto.
Além da velocidade, o objetivo das aeronaves hipersônicas é voar a grande altura fora do alcance do fogo inimigo ou um míssil.
“Nosso objetivo é certificar-se de que a Força Aérea tem o conhecimento, em 2020, ou nos próximos cinco anos, para ser capaz de tomar decisões de aquisição utilizando esta tecnologia”, afirmou o gerente do desenvolvimento de materiais hipersônicos no Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, Kenneth Davidson.