EUA: homem é preso por planejar atentado com carro-bomba em aeroporto

14 dez 2013 - 04h15
Terry Lee Loewen, funcionário do aeroporto, foi detido quando tentava transitar por uma das pistas em um veículo que ele acreditava estar carregado de explosivos
Terry Lee Loewen, funcionário do aeroporto, foi detido quando tentava transitar por uma das pistas em um veículo que ele acreditava estar carregado de explosivos
Foto: AP

Um homem de 58 anos foi preso nesta sexta-feira acusado de planejar um atentado suicida com um carro-bomba no aeroporto de Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos, durante uma operação secreta do FBI. Terry Lee Loewen, funcionário do aeroporto, foi detido quando tentava transitar por uma das pistas em um veículo que ele acreditava estar carregado de explosivos.

O detido "planejava morrer na explosão", informou em comunicado o Departamento de Justiça, que detalhou que Loewen estava sendo objeto de uma investigação federal há meses, quando supostamente declarou que queria cometer um ato terrorista violento contra os EUA.

Publicidade

Loewen passou meses estudando a planta do aeroporto, seus pontos de acesso e os horários dos voos, além da aquisição de componentes para a fabricação de uma bomba, de acordo com a acusação. Seu objetivo era detonar o carro-bomba em um momento de maior fluxo no aeroporto para causar o máximo de danos possíveis.

As autoridades descreveram Loewen como um "lobo solitário", por causa do contato que teve com agentes infiltrados do FBI que se passaram por membros da rede terrorista Al Qaeda com base no Iêmen. Se for considerado culpado, Loewen pode ser condenado à prisão perpétua.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações