O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou nessa quinta-feira que hoje todas as bandeiras de edifícios federais e estaduais sejam hasteadas a meio mastro em honra ao ex-presidente John F. Kennedy, assassinado em 22 de 1963 em Dallas, no Texas.
Em discurso oficial, Obama declarou esta sexta-feira como "Dia de Comemoração do Presidente John F. Kennedy", dedicado a "celebrar sua duradoura marca na história americana".
"Chamo todos os americanos a honrar sua vida e seu legado com programas apropriados, cerimônias e atividades. Chamo os governadores dos EUA e de Porto Rico, funcionários dos outros territórios sujeitos à jurisdição dos EUA e aos funcionários de todas as unidades de governo a estabelecer que a bandeira deve estar a meio mastro" durante o dia, indicou.
"Encorajo todos os americanos a hastear a bandeira a meio mastro dem seus lares e empresas nesta sexta-feira", acrescentou o presidente.
Obama reiterou as palavras de homenagem que dedicou na quarta-feira a JFK durante um jantar em homenagem aos agraciados com a Medalha da Liberdade, prêmio estabelecido pelo presidente assassinado exatamente a 50 anos.
"Com suas grandes ideias e elevado, mas sóbrio, idealismo, o presidente John F. Kennedy tinha chamado uma geração ao serviço e convocou uma nação para a grandeza. Hoje, honramos sua memória", afirmou o líder.
Obama considerou que embora a vida de Kennedy "tenha sido dramaticamente cortada", sua filosofia "vive nas gerações que inspirou: voluntários que fazem de embaixadores pela paz em cantos distantes do mundo ou cientistas e engenheiros que buscam novas fronteiras diante de dificuldades impossíveis".
"Hoje e nas décadas que virão, avancemos em seu legado. Enfrentemos os desafios de hoje atraindo o espírito que encarnou; esse caráter valente, resistente, genuinamente americano que sempre levou nosso país a desafiar os desafios, escrever nosso próprio destino e fazer do mundo um lugar novo", apontou.