EUA pousam F-16s na Polônia em meio a tensões na Ucrânia

Segundo autoridade da embaixada americana em Varsóvia, 12 aeronaves americanas devem chegar ao país até esta sexta-feira

13 mar 2014 - 18h47
Presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, fala com homens da aviação dos Estados Unidos e da Polônia nesta terça-feira. Os EUA enviaram jatos para o país em meio às tensões na Ucrânia
Presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, fala com homens da aviação dos Estados Unidos e da Polônia nesta terça-feira. Os EUA enviaram jatos para o país em meio às tensões na Ucrânia
Foto: AP

Caças F-16 dos Estados Unidos pousaram na base aérea de Lask, na Polônia, nesta quinta-feira em um gesto de apoio aos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte no leste, depois da intervenção russa na Ucrânia, informou a embaixada norte-americana em Varsóvia.

"Aumentar o destacamento de aviação foi uma escolha deliberada para demonstrar aos nossos aliados que o comprometimento dos Estados Unidos com nossas responsabilidades coletivas de defesa tem crédito e continuam valendo", disse a embaixada dos EUA em Varsóvia em comunicado, confirmando relatos da imprensa feitos mais cedo.

Publicidade

"Um total de 12 aeronaves devem chegar até o final desta semana."

Essas manobras foram intensificadas a pedido da Polônia, depois que forças russas tomaram o controle da Península da Crimeia, na Ucrânia.

Mais cedo nesta semana, os Estados Unidos e a Polônia começaram exercícios de guerra em Lask. Os EUA dizem que tanto as manobras aéreas como os exercícios navais no mar Negro foram planejados antes da crise na Ucrânia.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações