EUA: votação só deve ser encerrada na madrugada de quarta

Cada estado tem regras específicas para as eleições e, além disso, o país possui seis horários diferentes

4 nov 2014 - 11h44
(atualizado às 16h10)
<p>Chefe de seção eleitoral Deloris Reid-Smith lê juramento junto a trabalhadores antes de abertura das urnas em igreja de Charlotte</p>
Chefe de seção eleitoral Deloris Reid-Smith lê juramento junto a trabalhadores antes de abertura das urnas em igreja de Charlotte
Foto: Chris Keane / Reuters

A votação para as eleições legislativas nacionais americanas foi aberta por volta das 9h de hoje, no horário de Brasília, em alguns estados americanos da Costa Leste. Os norte-americanos elegem 36 senadores e 435 deputados federais.

Como cada estado tem uma regra específica para as eleições, a abertura das seções eleitorais também é feita em horários distintos. O fechamento dos locais de votação depende de cada estado.

Publicidade

Além disso, os Estados Unidos são divididos em seis fusos horários diferentes. Isso também afeta a abertura e fechamento das seções eleitorais. A previsão é que o último local de votação só seja fechado às 4 horas da manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira nas Ilhas Aleutas, no estado do Alaska (que tem 8 horas a menos do que Brasília).

Placa marca local de votação em Kennebunkport, no Estado do Maine, EUA
Foto: Brian Snyder / Reuters

Os 50 estados elegerão seus deputados federais, que têm mandatos de dois anos. 

Além da escolha dos 33 senadores que encerram seu mandato de seis anos em 2015, serão feitas eleições especiais nos estados do Havaí,  de Carolina do Sul e Oklahoma para preencher três cadeiras que estão vagas, dando um total de 36 cadeiras. Nas eleições especiais, o vencedor terá um mandato de apenas dois anos.

Das cadeiras que serão renovadas no Senado, 21 são democratas e 15 são republicanas. Para manter o controle da Casa, que tem 100 cadeiras, os democratas precisam eleger 19 senadores, enquanto os republicanos precisam de 21.

Publicidade

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações