FBI pode entregar gravações entre Trump e Comey

Pedido partiu de deputado republicano após denúncias do 'NYT'

17 mai 2017 - 09h00
(atualizado às 11h48)
Donald Trump e o diretor do FBI James Comey
Donald Trump e o diretor do FBI James Comey
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta uma das semanas mais difíceis desde que assumiu o cargo, em janeiro. O republicano é acusado de ordenar que o ex-chefe do FBI James Comey interrompesse as investigações sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016.

Agora, o líder da Comissão de Supervisão da Câmara dos Deputados, o também republicano Jason Chaffetz, pediu que o FBI entregue todos os documentos e gravações entre Trump e Comey.

Publicidade

O ex-diretor do FBI, que foi demitido há uma semana pelo próprio Trump, teria recebido uma ordem pessoal em fevereiro do magnata para arquivar as investigações sobre a relação de Michael Flynn, conselheiro para segurança nacional derrubado por um escândalo, e Moscou.

O caso foi divulgado pelo jornal The New York Times, segundo o qual Comey teria um memorando sobre o pedido. Agora, Trump está isolado dentro do Partido Republicano, cuja a maioria dos membros é contrário ao magnata. Analistas acreditam que este é um momento crucial para o futuro da legenda política.

A possível interferência da Rússia nas eleições dos EUA em 2016, com troca de informações sigilosas, ataques de hackers e favorecimentos a Trump, tem sido investigada desde quando Barack Obama ainda estava na Casa Branca.

Veja também

Congresso dos EUA solicita ao FBI documentos sobre Trump
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se