A depressão tropical Harvey perdeu força nesta quinta-feira enquanto avançava para o interior do estado norte-americano de Louisiana, deixando para trás volumes recordes de chuvas que forçaram milhares de pessoas a sair de suas casas no Texas.
O número de mortes continuou crescendo à medida que corpos foram encontrados com o recuo das águas. Uma nova ameaça veio de explosões em uma indústria química atingida por enchentes em Crosby, cerca de 48 quilômetros a nordeste de Houston.
A tempestade que paralisou Houston deve ser um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos e apresentará ao governo do presidente Donald Trump enormes desafios humanitários e de reconstrução.
A tempestade deixou ao menos 35 mortos e forçou 32 mil pessoas a deixarem suas casas desde que atingiu o território norte-americano, na sexta-feira, na área de Rockport, no Texas, na costa do Golfo do México.
O Harvey foi o furacão mais forte a atingir o estado em meio século.
Explosões
Duas explosões foram reportadas nesta quinta-feira na indústria química Arkema, atingida por inundações em Crosby, no Texas, e um policial foi levado para um hospital após inalar substâncias químicas, afirmou a companhia.
A empresa disse ter sido notificada pelo Centro de Operações de Emergência do Condado de Harris sobre duas explosões e sobre a presença de fumaça preta na instalação em Crosby.
"Peróxidos orgânicos são extremamente inflamáveis e, como acordado com autoridades públicas, o melhor curso de ação é deixar o fogo se desgastar sozinho", disse a empresa.
"Nós queremos que moradores locais estejam cientes que os produtos estão armazenados em múltiplas localizações pela instalação, e que a ameaça de uma explosão adicional persiste. Por favor não volte para áreas dentro da zona esvaziada".
A delegacia da região de Harris disse em sua conta no Twitter que um agente foi levado para o hospital, e que nove outros foram para hospitais por conta própria por precaução.
A empresa removeu o restante dos trabalhadores da instalação danificada na terça-feira, e o condado de Harry ordenou a retirada de moradores a um raio de 2,4 quilômetros da indústria, que desenvolve peróxidos orgânicos usados na produção de resinas de plástico, isopor, tintas e outros itens.