Hillary diz que Putin quer "redesenhar" fronteiras da Europa

19 mar 2014 - 00h21
(atualizado às 00h28)

A ex-secretária americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou nesta terça-feira, em Montreal, que o presidente russo, Vladimir Putin, quer "redesenhar" as fronteiras da Europa oriental, e corresponde apenas a ele evitar uma nova Guerra Fria.

"A lógica de Putin na Crimeia é a que os habitantes desta região reanexada à Rússia são de etnia russa, são russófonos, que sempre foram parte da Rússia", declarou Clinton em entrevista na Câmara de Comércio de Montreal.

Publicidade

Este raciocínio "pode ser estendido não apenas a outras partes da Ucrânia, mas também a regiões como Estônia, Lituânia e Letônia. Há muitos outros lugares onde há gente de etnia russa ou russófonos", observou Hillary Clinton.

Após a Ucrânia, outros países poderão se ver "confrontados com um ataque direto russo", advertiu a ex-secretária de Estado. "Putin tenta redesenhar as fronteiras da Europa posteriores à Segunda Guerra Mundial", disse Hillary em meio aos aplausos de cerca de 4,3 mil pessoas.

A ex-secretária de Estado destacou que espera "que não se trate de uma nova Guerra Fria". "Ninguém quer que isto aconteça, mas depende apenas de Putin".

Publicidade
A Crimeia conta com 2 milhões de habitantes, dos quais quase 60% são russos, 25% ucranianos e 12% tártaros
A Crimeia conta com 2 milhões de habitantes, dos quais quase 60% são russos, 25% ucranianos e 12% tártaros
Foto: Arte Terra

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações