Doze pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira quando um prédio desabou e um incêndio de grandes proporções foi registrado em uma segunda edificação, que também corre o risco de desabar, indicaram os bombeiros à AFP.
No total, quatro prédios foram atingidos pela explosão causada por vazamento de gás.
Pelo menos três pessoas em estado grave foram levadas para um hospital e mais de 250 bombeiros lutavam para controlar as chamas no prédio situado na Second Avenue, no bairro do East Village, informou um porta-voz dos bombeiros. Segundo a fonte, o incêndio foi registrado por volta das 15h00 locais (16h00 em Brasília).
Uma fumaça espessa e cinzenta cobriu as ruas e socorristas isolaram seis quarteirões da Second Avenue, informou um repórter da AFP no local. Um prédio situado no número 123 da Second Avenue desabou e chamas tiveram início no número 121, que também corria o risco de desabar, de acordo com um porta-voz do corpo de bombeiros.
Os bombeiros descreveram os dois edifícios como mistos, com estabelecimentos comerciais no primeiro andar e apartamentos residenciais nos andares superiores. O porta-voz descreveu o desabamento como "completo".
"Fiquei muito assustada", disse um jovem de 19 anos que mora a algumas quadras e escutava música em casa quando sentiu uma explosão. "Eu saí, as pessoas começaram a ilhar para a Second Avenue", relatou. "Eu vi as chamas e os bombeiros chegando. A resposta foi muito rápida".
Era possível sentir o cheiro de queimado a 40 quadras do local. Ainda não está claro quantas pessoas estariam dentro do prédio, nem quantas empresas ou apartamentos ele abrigava.
O incidente ocorre apenas um ano depois de oito pessoas terem morrido, quando uma explosão de gás fez desabar dois prédios de apartamentos no Harlem, no norte de Manhattan, em 12 de março de 2014.
O East Village é uma das regiões mais populares de Nova York, atrai um grande número de estudantes e profissionais abastados, e é repleta de butiques, restaurantes, boates e cafés.