O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou nesta quinta-feira a abertura de uma nova investigação federal sobre as práticas policiais em Ferguson, no estado do Missouri (centro dos EUA), onde um jovem negro foi morto por um policial branco, em 9 de agosto passado.
"Acreditamos que haja uma boa razão para que o Departamento de Justiça abra uma investigação para determinar se os funcionários policiais de Ferguson empregam práticas violadoras da Constituição dos Estados Unidos, ou da lei federal", disse Holder, em uma entrevista coletiva.
No momento, o Departamento de Justiça realiza investigações similares em outras 20 polícias americanas.
A investigação complementará uma outra feita pelo FBI, a Polícia Federal americana, sobre uma possível violação dos direitos civis de Michael Brown, de 18 anos.
Além disso, um grande júri do condado de Saint Louis está encarregado de decidir se o agente Darren Wilson, de 28 anos, será processado pelo uso excessivo da força contra um civil. Sua decisão sobre possíveis acusações pode se estender até meados de outubro.
Uma dupla necropsia determinou que Michael Brown foi morto com pelo menos seis tiros.
As versões diferentes sobre sua morte deflagraram uma onda de protestos marcados pela violência de ambos os lados, por cerca de dez dias.