Rios de lava incandescente, expelidos por um vulcão em lenta erupção, chegou a alguns metros de residências na Ilha Grande ('Big Island'), no Havaí, informaram autoridades de emergência nesta segunda-feira, enquanto os moradores relutavam em deixar suas casas.
Foto: U.S. Geological Survey/Reuters
O fluxo de lava do vulcão Kilauea está ameaçando casas vizinhas há semanas e esteve a 91 metros da casa mais próxima na manhã desta segunda-feira. A lava se movia à velocidade de 9 a 14 metros por hora.
"Com base na localização, direção e avanço da lava, moradores que estão no caminho do fluxo foram postos em alerta de evacuação", anunciou a força da Defesa Civil do condado do Havaí, em uma atualização na internet.
Foto: U.S. Geological Survey/Reuters
Movendo-se lentamente, as ondas de lava queimavam tudo pelo caminho e avançaram 251 metros nas últimas 24 horas na direção da cidade de Pahoa, no extremo leste da ilha, acrescentaram as autoridades.
O prefeito do condado do Havaí, Billy Kenoi, declarou estado de emergência no mês passado depois que a lava avançou a 1,6 km de uma área residencial conhecida como Domicílios Ka'ohe.
Na semana passada, o governador do Havaí, Neil Abercrombie, solicitou uma declaração presidencial de calamidade para liberar recursos federais para ajudar medidas protetoras de emergência locais.
De acordo com o gabinete de Abercrombie, enquanto a lava ameaçava uma estrada principal na região, as medidas precisavam incluir rotas alternativas e acomodação para 900 crianças que serão desalojadas pela lava.
A Ilha Havaí - ou Ilha Grande - é a maior das oito ilhas do arquipélago que formam o estado americano no Pacífico, que inclui centenas de ilhas vulcânicas menores.
Foto: U.S. Geological Survey/Reuters