Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi "violentamente agredido" após um arrombamento na casa do casal em San Francisco na manhã desta sexta-feira, informou o gabinete dela em comunicado.
"O agressor está sob custódia e a motivação do ataque está sob investigação", disse o comunicado. "O Sr. Pelosi foi levado ao hospital, onde está recebendo excelentes cuidados médicos e espera-se uma recuperação completa."
A presidente democrata da Câmara dos Deputados dos EUA, que é a segunda na linha de sucessão à Presidência, não estava em casa no momento do ataque.
Um porta-voz do Departamento de Polícia de San Francisco e um porta-voz de Nancy Pelosi não responderam imediatamente a pedidos de comentários.
O ataque ocorre menos de duas semanas antes das eleições de meio de mandato de 8 de novembro, nas quais o controle da Câmara e do Senado está em jogo.
Como líder democrata em Washington e representante de longa data de uma das cidades mais liberais dos Estados Unidos, Pelosi é alvo de críticas republicanas. Seu escritório foi saqueado durante o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA por apoiadores do então presidente republicano Donald Trump, alguns dos quais a caçaram durante o ataque.