A tempestade tropical Arthur, que se dirige rumo ao litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, se transformou em furacão na madrugada desta quinta-feira, no Oceano Atlântico. Os ventos sustentados do furacão chegaram a 120 km/h, o que provocou a mudança de status do fenômeno meteorológico.
O centro do furacão estava na madrugada localizado a cerca de 545 quilômetros do Cabo Hatteras, ponto mais ao leste do Estado da Carolina do Norte, e se movendo a cerca de 15 km/h, segundo informações da agência AP.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, sigla em inglês) já previa a transformação da tempestade tropical. As autoridades americanas já haviam emitido um alerta de furacão para a costa da Carolina do Norte, de Surf City até Duck, Pamlico Sound e a parte leste de Albemarle Sound. Também foi ativado um alerta de tempestade tropical para o sul de Santee River, na Carolina do Sul, até o sul de Surf City.
O furacão ameaça atrapalhar parte dos planos para o feriado de 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, na costa leste do país. Autoridades de vários Estados da região interditaram praias e locais turísticos e adiaram exibições de fogos de artifício antes de chuvas fortes e ventos intensos. O impacto do furacão nos negócios também fonte de preocupação.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) prevê uma temporada de furacões menos ativa que o normal, com a formação de entre 8 e 13 tempestades tropicais, das quais 3 ou 6 podem se tornar furacões, com apenas um ou dois deles de grande categoria.
Com informações das agências EFE e Reuters