Obama lamenta "danos desnecessários" causados por vazamentos de Snowden

20 dez 2013 - 19h14
Barack Obama, durante entrevista coletiva de final de ano na Casa Branca
Barack Obama, durante entrevista coletiva de final de ano na Casa Branca
Foto: AP

O presidente Barack Obama disse nesta sexta-feira que está aberto a um debate sobre o papel da Agência de Segurança Nacional (NSA), mas afirmou que os vazamentos de Edward Snowden causaram "danos desnecessários" às capacidades americanas de inteligência.

Publicidade

Durante uma entrevista coletiva à imprensa na Casa Branca, Obama se recusou a falar sobre a possibilidade de uma anistia ou um indulto presidencial para o ex-analista refugiado na Rússia, solicitado pela justiça americana para que responda por acusações de espionagem.

"O debate é importante e necessário, mas também é importante ter em mente que isso causou um dano desnecessário às capacidades de inteligência e diplomacia americanas", disse Obama.

Autoridades de inteligência afirmaram que as revelações de Snowden, feitas através de vários meios de comunicação, comprometeram seriamente as operações secretas contra grupos terroristas, ao mesmo tempo que deixaram o governo Obama em uma posição incômoda internacionalmente.

Publicidade

Na quarta, um painel de especialistas a serviço da Casa Branca recomendou a redução do poder da NSA, advertindo que sua espionagem tinha ido longe demais.

O relatório sugeriu que a NSA pare de recolher registros telefônicos nos Estados Unidos e pediu um controle maior da vigilância de líderes mundiais e mais garantias de privacidade a estrangeiros.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações