Obama saúda presidente eleito na Turquia

Os líderes conversaram, por telefone, sobre a violência na Síria e no Iraque, e sobre o conflito no Oriente Médio

12 ago 2014 - 21h52
<p>Tayyip Erdogan acena para simpatizantes durante a celebração de sua vitória na corrida presidencial em Ancara, em 10 de agosto</p>
Tayyip Erdogan acena para simpatizantes durante a celebração de sua vitória na corrida presidencial em Ancara, em 10 de agosto
Foto: Umit Bektas / Reuters

O presidente americano, Barack Obama, saudou nesta terça-feira o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, por sua vitória na eleição presidencial, afirmou a Casa Branca.

Publicidade

Ambos os líderes abordaram em um telefonema os esforços em andamento por um cessar-fogo em Gaza, acrescentou a Casa Branca sem dar mais detalhes.

O conflito provoca tensões entre os dois países, com críticas de Erdogan a Washington pelo que considera uma defesa das táticas "desproporcionais" de Israel pelo governo americano.

Erdogan, que foi eleito presidente no domingo com 51,79% dos votos, vai suceder Abdullah Gul no dia 28 de agosto.

"O presidente elogiou o discurso feito pelo primeiro-ministro no domingo e ressaltou que, como primeiro presidente da Turquia eleito diretamente, o primeiro-ministro tem uma histórica oportunidade para fazer a Turquia avançar", disse a Casa Branca.

Publicidade

Ambos concordaram em relação à importância de uma cooperação na Síria e no Iraque e diante da ameaça terrorista que está surgindo na região.

Obama elogiou a assistência humanitária oferecida pela Turquia a sírios e iraquianos e manifestou sua esperança de que um novo governo no Iraque una todas as comunidades do país.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações