O governo do presidente Barack Obama prepara um projeto de lei para acabar com a polêmica vigilância das comunicações telefônicas realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), informou nesta segunda-feira a imprensa americana. "A NSA colocará fim a sua sistemática de obter dados a partir de telefonemas dos americanos", revelou o site do jornal americano The New York Times, que cita funcionários do governo.
"Os registros permanecerão com as companhias telefônicas, que não precisarão reter as informações por mais tempo que o normal. A NSA poderá ter acesso a registros específicos, mas apenas com a autorização de um juiz, utilizando um novo tipo de ordem judicial", afirmou o Times.
O projeto de lei do governo buscará estender - por mais 90 dias - o período de autorização para o atual programa de vigilância. "Após este prazo (...) será submetido a importantes mudanças". As mudanças incluirão um prazo menor para a NSA reter informações. O prazo atualmente é de cinco anos.
A proposta do governo Obama também inclui "um papel judicial para determinar se há um nível de suspeita necessário para justificar o monitoramento telefônico antes que a NSA possa obter os dados", aponta o site do New York Times.
O vazamento de informações por parte do ex-analista de Inteligência Edward Snowden sobre a espionagem das comunicações realizada pela NSA gerou indignação em todo o planeta.