O pai de Edward Snowden disse na quarta-feira que o ex-prestador de serviços da agência de espionagem dos Estados Unidos não é fugitivo e deve permanecer na Rússia "para ter certeza de que a verdadeira história será contada" sobre suas intenções ao vazar informações secretas.
Lon Snowden falou no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, ao voltar para os Estados Unidos depois de visitar seu filho por uma semana em Moscou.
Foi a primeira vez que eles se viram desde que Edward, ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), recebeu asilo temporário na Rússia, mais cedo neste ano, depois de vazar dados sigilosos sobre as operações das agências de vigilância dos EUA.
Perguntado sobre o que disse a seu filho durante a visita, Lon disse a repórteres: "Para ficar, mas esse é o meu conselho. Não é necessariamente o que o meu filho vai fazer. Ele está confortável. Ele está feliz. E está absolutamente comprometido com o que ele fez."
As revelações de Edward Snowden sobre o alcance e os métodos da NSA, incluindo o acompanhamento de grandes volumes de tráfego de Internet e registros telefônicos, desagradaram aliados dos EUA, desde a Alemanha ao Brasil.
Lon Snowden disse que a atitude de seu filho tem sido deturpada por parte da mídia e pelo governo dos EUA, dizendo a repórteres que "há muito mais a ser compartilhado" sobre Edward Snowden e seus defensores.
Ao permanecer da Rússia, disse Lon, seu filho poderá "continuar levando essas questões adiante e ter certeza de que a verdadeira história seja contada."
"Ele não é um fugitivo. Ele é um asilado legal da Rússia e a imprensa precisa entender isso, e eu acho que o nosso governo entende isso neste momento."
(Por Denis Fitzgerald)