O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, disse neste domingo estar disposto a considerar eliminar a proibição que impede transgêneros de servirem às Forças Armadas do país.
"Estou aberto a esse tipo de avaliação porque considero que qualquer americano qualificado que quer servir ao nosso país deveria ter a oportunidade, se cumprir os requisitos, de fazê-lo", afirmou Hagel no programa This Week da rede de televisão ABC.
A revogação no ano 2010 da lei conhecida como "Don't Ask, Don't Tell" (Não pergunte; Não diga), que impedia cidadãos abertamente homossexuais de servirem nas Forças Armadas, levou ao pedido para que seja eliminada também a proibição aos transgêneros.
A principal preocupação de Hagel é garantir que os candidatos transgêneros recebam todo o cuidado médico necessário se forem destacados no que descreveu como situações "austeras".
"O tema dos transgêneros é um pouco mais complicado porque tem um componente médico. Esses assuntos requerem atendimento médico. Os lugares difíceis nos quais muitas vezes pomos nossos homens e mulheres não oferecem essa oportunidade", disse, sem dar mais detalhes.