Dois policiais da cidade de St. Louis mataram a tiros um jovem negro que teria se aproximado deles "brandindo uma faca", nesta terça-feira.
Segundo a NBC News, o incidente aconteceu a apenas quatro quilômetros de Ferguson, onde Michael Brown foi assassinado por um policial branco em 9 de agosto. Centenas de pessoas se aglomeraram no local, muitas delas gritando "mãos para cima! Não atire".
A vítima, de 23 anos e natural de St. Louis, tinha tomado energéticos e comido um pacote de doces de uma loja de conveniência das proximidades, segundo informou o chefe da polícia Sam Dotson. Segundo o policial, o homem estava andando de forma errante na rua onde foi abordado.
Ainda segundo ele, o jovem teria recebido repetidas ordens para largar a faca, mas, ao invés de obedecer, ele teria dito à polícia "Atire em mim agora. Mate-me agora". De acordo com a polícia, os disparos foram efetuados depois que o suspeito se aproximou de um dos agentes.
Diante de uma multidão na cena dos disparos, Antonio French, um vereador que foi preso na semana passada durante protestos contra a morte de Michael Brown, pediu que as pessoas se acalmassem: "Violência é a última coisa que precisamos no nosso bairro". Ele prometeu trabalhar junto do departamento de polícia para assegurar que os protestos não sejam reprimidos de forma violenta.
O assassinato de Michael Brown, de 18 anos, reacendeu a questão do racismo nos Estados Unidos. O governador Jay Nixon convocou na última segunda-feira a Guarda Nacional para auxiliar a polícia local a restabelecer a ordem na região.