O ex-técnico da NSA dos Estados Unidos Edward Snowden, que ontem recebeu o status de asilo temporário na Rússia, já tem onde viver, afirmou nesta sexta-feira seu assessor legal no país, o advogado Anatoli Kucherena.
"Já resolveu o problema da moradia. Tudo está bem", disse Kucherena à agência oficial russa RIA Novosti. Ontem o advogado havia dito à imprensa que o lugar de residência de Snowden será mantido em segredo para garantir sua segurança.
Kucherena acrescentou que não sabe quando poderia ocorrer uma possível reunião de Snowden com a imprensa.
"Por enquanto, não. Mas nos próximos dias conseguirei averiguar algo", disse Kucherena, que ontem entregou a Snowden a documentação russa de asilado temporário que permitiu que o americano deixasse a zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo, onde permaneceu por mais de cinco semanas.
Snowden é requerido pela justiça dos Estados Unidos por revelar uma trama de espionagem em massa das comunicações pelos serviços secretos de seu país e chegou em Sheremetyevo no dia 23 de junho em um voo procedente de Hong Kong, de onde fugiu após o pedido de extradição solicitado pelos EUA às autoridades chinesas.
Os Estados Unidos declararam ontem que estão "extremamente decepcionados" com a decisão do governo russo de conceder asilo temporário a Snowden.
Washington advertiu inclusive que avalia a "utilidade" da cúpula bilateral que os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e Rússia, Vladimir Putin, devem realizar em Moscou nos primeiros dias de setembro, antes da reunião do G20 em São Petersburgo.